|   -A     Padrão     A+   |  

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO - LEITURA COMUNITÁRIA

O Conhecimento da Realidade Local

O Plano Diretor é uma lei que de tempos em tempos, tenta atualizar a ótica do governo em relação ao espaço ocupado. Para sua elaboração ou revisão são utilizadas metodologias participativas através das quais são identificadas problemáticas e tendências territoriais, bem como expectativas de futuro dos diversos agentes da sociedade, inspirando diretrizes e projetos especiais restauradores e construtivos na perspectiva de termos cidades com função social, isto é, ao alcance de todos.

Os quadros apresentados abaixo expressam o resultado do sentimento e da percepção das comunidades urbanas e distritais, coletados via Oficinas Comunitárias e através das urnas locais. Foram tomados como ingredientes de conhecimento e sinalização de possíveis propostas regionais no âmbito dos aspectos componentes de Desenvolvimento Urbano, quais sejam: Transporte e Mobilidade, Saneamento, Planejamento e Gestão do Solo e Habitação. Com essas contribuições e mais aquelas decorrentes dos Colóquios Técnicos e consolidadas a partir de estudos internos, o processo de revisão do Plano Diretor Participativo está municiado para assegurar com mais legitimidade a recriação do território habitável de forma que ela se dê o mais próximo da expectativa da população e das necessidade e exigências técnicas de uma gestão pública idônea e democrática.


seta Leituras Comunitárias resultantes da participação nas
Oficinas Comunitárias e através das Urnas:


ponto Região de Planejamento Sul

ponto Região de Planejamento Oeste

ponto Região de Planejamento Centro-Oeste

ponto Região de Planejamento Norte

ponto Região de Planejamento Nordeste

ponto Região de Planejamento Leste

ponto Região de Planejamento Sudeste

ponto Região de Planejamento Centro

ponto Região Distrital de Rosário de Minas

ponto Região Distrital de Torreões

ponto Região Distrital de Sarandira

seta Síntese Quantitativa da Participação Comunitária no PDP - Segmento dos Movimentos Populares:

 

Este registro retrata os resultados da participação do segmento dos movimentos populares no Plano Diretor Participativo. É o consolidado geral e final que decorre das contribuições das oficinas e urnas regionais e distritais e que estão totalizadas também, segundo os âmbitos do desenvolvimento urbano, demonstrando a concentração das deficiências de cada RP, sobre as quais as diretrizes e proposições do Plano Diretor deverão estar atentas.


 

Topo da Página


Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | 6° andar - Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2016 - Site versão 3.0